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Scania apresenta o 560 XT para canavieiro com implemento que funciona por controle remoto

Scania apresenta o 560 XT para canavieiro com implemento que funciona por controle remoto

Dedicado ao transbordo de cana, a solução é resultado de uma parceria entre Scania e Megatec e pretende aumentar a economia e a produtividade da colheita de cana-de-açucar

A Scania apresentou mais detalhes do G 560 XT, desenvolvido em parceria com a Megatec para o setor canavieiro. Destinado ao off-road, o modelo chega ao mercado com uma proposta tecnológica inusitada: conta com um implemento operado via controle remoto para atuação em ambientes de risco e operações agrícolas. O caminhão foi apresentado pela primeira vez na última Agrishow, demonstrando o uso na colheita da cana‑de‑açúcar — em especial no transbordo, onde o controle remoto reduz perdas por pisoteamento e compactação do solo.

Construído sob a robusta linha XT da Scania, o modelo conta com motorização de 560 cavalos de potência, utilizando o novo motor da linha Super, de 13 litros, projetado para entregar mais torque e menor consumo de combustível. Seu chassi é baseado na configuração 6x4, equipado com cabina G de teto baixo, ideal para operações agrícolas que exigem robustez, versatilidade e segurança nos processos. Um dos grandes diferenciais está na bitola de 3 metros, projetada especialmente para evitar o pisoteio da plantação durante a colheita, já que os caminhões convencionais possuem bitola de 2,5 metros.

Com torque de 2.800 Nm, câmbio automatizado Opticruise G33 e eixo traseiro RDP 85 (traçado), o caminhão foi desenvolvido especialmente para atender aplicações mais severas. Entre os destaques técnicos do veículo estão a carenagem frontal reforçada, que aumenta a proteção e reduz danos ao plantio, paralamas robustos, com proteções que impedem a entrada de cana em partes quentes do caminhão.

 

De acordo com Alessandro Uematsu, engenheiro de soluções da Scania Brasil, o veículo tem como vantagem a possibilidade de rodar no off-road, no trabalho de transbordo e arrasto de cana, como também no trabalho rodoviário. Além disso, tem como grande diferencial a eficiência na operação, já que pode substituir dois caminhões rígidos e, com isso, reduzir pela metade o custo do transporte da cana. Toda a operação de carregamento, descarregamento e movimentação pode ser feita de forma remota, proporcionando mais segurança e eficiência ao operador.


Além do transbordo de cana, o veículo também pode ser usado com carretas para aplicação de vinhaça ou calcário, trocando apenas os implementos conforme a necessidade. Ele é articulado e pode puxar dois implementos de transbordo, transportando até 34 toneladas.O sistema é escalável, podendo ser acoplado a uma segunda carreta, levando a capacidade total para até 40 toneladas, dependendo da configuração utilizada no campo. Outro ponto forte do modelo é sua versatilidade. “Diferente de soluções dedicadas, como a Grunner, que é exclusivamente transbordo, o caminhão da Scania pode ser utilizado com diferentes tipos de implementos”, explica.


G 560 XT é resultado de uma parceria da Scania com a Megatec Implementos Agrícolas, empresa do interior do estado de São Paulo, que tem como principal mercado os produtores de cana-de-açúcar. E apesar de ser um veículo desenvolvido para a operação agrícola, mantém toda a tecnologia e confiabilidade dos modelos rodoviários da Scania, equipados com retarder e todos os recursos de segurança ativa. Para a Scania, a parceria fortalece a marca no segmento fora de estrada (“off-road”), e se fortalece no mercado com caminhões que atuam fora das rodovias e atendem segmentos como o agronegócio e mineração, por exemplo .


De acordo com a Scania, esse segmento representa 10% do faturamento da montadora no Brasil e com essa parceria, a empresa faz uma projeção de crescimento de até 12%. Mas os objetivos são maiores, especialmente quando se trata da produção de cana: “Nós queremos substituir os tratores nos campos de produção de cana, porque tem um impacto importante tanto nas receitas quanto nos custos de produção”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Oferta de Soluções da Scania Brasil.

 

Na colheita, a utilização de caminhões pode aumentar a produtividade e contribuir com a economia. Isso porque, além de diminuir o número de veículos necessários, o caminhão consome cerca de 40% menos combustível que um trator: “O caminhão tem capacidade de transportar até 250 toneladas. Para transportar as 34 toneladas de cana, um trator rodaria com o motor em rotação máxima. O caminhão consegue transportar esse mesmo volume em marcha lenta”, diz o diretor da Scania.

 

O Scania 560 G Super XT utiliza implemento da Megatec com capacidade para transportar 34 toneladas de cana em uma só viagem, o dobro da capacidade dos equipamentos oferecidos no mercado: “Com isso, o produtor, que utilizada três veículos em todo o processo de transporte da cana até a usina, agora utiliza dois. Quando um carrega, o outro já está perto da colheitadeira para fazer a próxima viagem”, explica Gallão, da Scania.

 

Focada em explorar cada vez mais seu portifólio, a Scania segue apresentando soluções para diversas categorias do off-road, atendendo tanto operações menos robustas, até extremamente pesadas, como mineração. Segundo Simone Montagna, CEO da Scania Brasil, ainda há um grande potencial a ser explorado no mercado de caminhões off-road no país.“O caminhão apresenta algumas vantagens, principalmente por ser mais manobrável do que outros veículos, e principalmente porque tem consumo menor de combustível”, avalia o executivo.

 

A Megatec, empresa desenvolvedora do implemento, a parceria permite não só a entrada da empresa em um novo segmento, já que atuava somente com tratores, mas contribui  também com a possibilidade de expansão no setor off-road. Neste primeiro momento, a solução atende somente o transbordo de cana. Porém, tanto a quanto a Scania, já conversam para desenvolver soluções para outras aplicações, como florestal: “Aqui na Agrishow, já conversamos com uma empresa do setor florestal. Para eles, este mesmo implemento que estamos apresentando faz sentido em uma das etapas de produção”, explica o diretor da Megatec.

 
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